Outubro Rosa Pet alerta para o câncer de mama em animais.


Mesmo pouco conhecido, o câncer de mama em animais é considerado um dos mais comuns quando se trata do meio animal. De acordo com a médica veterinária oncologista Alice Corrêa Rassele Merísio, a genética é o principal fator para o aparecimento do câncer. No entanto, outros fatores também podem estimular.


"O fator genético é o principal, mas outras coisas como o uso de anticoncepcional, por exemplo, também podem estimular. Uma forma de prevenção é a castração precoce, que também evita várias outras doenças no animal", explica.

A técnica de diagnóstico é parecida com a que já é conhecida pelas mulheres. De acordo com ela, a principal forma de diagnosticar é fazendo a palpação das mamas do animal.


"O melhor diagnóstico é a palpação das mamas, ao redor dos mamilos, para ver se sente algum nódulo. Às vezes pode ser bem pequeno, mas qualquer presença é importante que o animal seja levado ao veterinário, pois quanto o antes o diagnóstico, mais fácil fica o tratamento", conta.


Segundo a veterinária Sirlei Manzan, uma das ações preventivas mais eficientes para evitar o câncer de mama é a castração precoce. “São dados científicos, a cadela ou gata tem no máximo meio por cento de chance de desenvolver o câncer de mama se forem castradas antes do primeiro cio”, afirmou a veterinária.


Considerado um procedimento simples, a castração nem sempre é uma opção procurada pelos proprietários por falta de informações. De acordo com Sirlei Manzan, alguns proprietários acreditam que a cadela vai engordar e ficar fraca. “Não é isso o que acontece. Dentro dos devidos cuidados e exames pré-operatórios, a cirurgia quase não oferece riscos ao animal e os benefícios para a saúde destas cadelas e gatas são comprovados”, afirmou.


O primeiro cio das cadelas acontece, em média, aos seis meses de idade e o ideal para a prevenção do câncer de mama é que ele ocorra antes deste período.



Fonte: Folha Vitória e Correio



Mais Lidas
Postagens Recentes
Arquivo
Pesquisar por tags

© Cão Passeador. Todos os direitos reservados. | CNPJ 21.792.962/0001-09