top of page

Seu cachorro não consegue fazer as necessidades dentro de casa? Veja algumas dicas para alterar esse

Por: Renata Ragazini - Comportamentalista de Cães


Diferente do cachorro que faz as necessidades no lugar errado há cães que por algum motivo não conseguem fazer xixi e cocô dentro de casa. Resultado: é preciso que você o leve até a rua para que ele faça as necessidades.


Não devemos deixar o cão apertado por muito tempo, pois pode ser prejudicial. Além de ser muito desconfortável, pode gerar dor e até problemas fisiológicos.


Alguns cães chegam a segurar suas necessidades por mais de 24 horas quando, normalmente, um cão adulto saudável pode ficar cerca de oito horas sem acesso ao local no qual se alivia.


Sem falar nos dias de chuva. Se você o levou para o banho e tosa, esquece! Por mais que você o proteja, seu cachorrinho ficará no mínimo com as patas molhadas.


Se você quer garantir o bem-estar no seu animal, não se preocupar mais com os dias de chuva e reconquistar a liberdade de chegar quando quiser em casa, siga os passos abaixo:


Escolha o local onde será o banheiro do cachorro:

Esse local deverá ser longe da caminha, brinquedos e das vasilhas de água e ração.


Prepare o local:

O tamanho do banheiro também é muito importante, pois os cães costumam dar uma “rodadinha” antes de fazer cocô. Se o cachorro esbarrar num outro cocô, provavelmente ele não vai querer fazer suas necessidades ali novamente.


Escolha um produto absorvente:

Algumas pessoas optam pelo jornal, porém pode não ser muito eficiente. Os cães gostam de fazer xixi sem molhar as patinhas, se isso acontecer, o banheiro deixa de ser legal. Existe no mercado tapetes higiênicos, que além de absorverem, amenizam o odor, o que é essencial para quem mora em apartamento.


Ração e água:

Ofereça a ração e água como de costume e deixe o cachorro à vontade. Alguns cachorros são tímidos e por algum motivo poderão ficar inibidos com a sua presença.


Comece a contar:

O ato de comer estimula o cachorro. Dentro de 20 a 30 min o cachorro sentirá vontade de fazer xixi e cocô.


Recompense-o:

Essa é uma etapa muito importante! Se o seu cachorro é tímido, se esconda e observe quando ele começar a fazer as necessidades.Vá de encontro a ele e recompense-o com petisco, carinho e palavras como “bom garoto, muito bem”.


Manutenção:

Continue estimulando o cachorro a usar o banheiro de casa. Outra forma de manter o novo hábito é levar o cão para passear somente depois de ele ter feito as necessidades no banheiro dele dentro de casa.

Postagens Recentes
  • Design sem nome (15)
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
Cão Passeador
bottom of page