Linguagem Canina – 3 

O que podem nos dizer as orelhas e pelagem dos cachorros?

Orelhas – Os cachorros têm uma ampla variedade de formatos de orelha. O tamanho e a forma das orelhas do seu cachorro irão ditar o quão bem ele pode usá-las para comunicar-se, dentro do que já comentamos sobre a “linguagem corporal canina”.

Algumas orelhas são caídas e destacadas (como a de um beagle por exemplo), algumas orelhas são eretas e triangulares (como a de um pastor alemão) ou em alguns casos os cães também apresentam as suas orelhas semi-eretas (como as orelhas de um pastor de Shetland), também podemos observar cães com orelhas bem compridas (como as de um basset hound). Já alguns cachorros, fizeram a cirurgia de conchectomia (para levantar as orelhas) de modo que parte da orelha do cão é removida (esta cirurgia é bastante comum entre as raças doberman, pinscher e dogue alemão). O CFMV  proíbe o corte de orelha e incentiva os criadores e os proprietários de cães do a não realizar esta cirurgia. Na maioria dos casos, o corte de orelha cirurgicamente é feito puramente por razões estéticas e causa aos cachorros dor e desconforto.

Cachorros também se comunicam através das orelhas e pelagem


Quando um cachorro está relaxado e confortável, ele irá posicionar as orelhas de uma forma natural. Quando ele está alerta, irá posicioná-las mais no alto de sua cabeça e irá direcioná-las para o ponto que estiver chamado sua atenção. Um cachorro também irá levantar as orelhas para cima e para a frente quando estiver em estado agressivo. Caso um cachorro que esteja com as orelhas eretas, afastá-las um pouco para os lados, possivelmente ele estará sinalizando a intenção de ser amigável. Caso suas orelhas estejam completamente presas à cabeça, caídas lateralmente, o cachorro estará sinalizando medo ou submissão.

O que nos diz o pelo do cachorro?


Embora os cães não se comuniquem muito com ele, você pode perceber algumas coisas observando a pelagem de um cachorro. Em primeiro lugar, um cão assustado ou estressado tende a perder pelo mais do que normal. É como se um cachorro assustado estivesse “removendo seu casaco”, e de repente cai em baldes! Você pode perceber isso facilmente se o seu cachorro fica nervoso durante as visitas ao veterinário. Após o exame, você, o veterinário e a mesa ficam cobertos por pelos do seu cachorro.

Cachorros podem também eriçar o pelo para se comunicar quando estão irritados. Embora a pelagem canina frequentemente é ‘levantada’ sobre a cernelha (a região onde os omoplatas se encontram), os cães podem elevar o seu pelo ao longo de toda a sua espinha. Cães aumentam o volume de sua pelagem quando estão excitados com alguma coisa. Dá para comparar a um ser humano sentindo arrepios.

Portanto quando um cachorro apresenta a pelagem ‘levantada’ poderá significar que ele talvez esteja com medo, ou raiva, ou insegurança, ou insatisfação, ou nervoso ou descontroladamente animado com alguma coisa.

Fonte: BLOG DO CACHORRO

© Cão Passeador. Todos os direitos reservados. | CNPJ 21.792.962/0001-09