Benefícios de crescer com um pet.

Complementar o crescimento e desenvolvimento de uma criança com a presença de um animal de estimação traz de formas inimagináveis a sua percepção do mundo.
Compartilhar a infância com um animal de estimação deixa as mais belas recordações, permite que a criança aprofunde sua relação com os animais e compreenda a importância de respeitar a vida e direitos.


A etapa mais apropriado para a introdução de um animal de estimação na vida de uma criança é entre 5-6 anos, pois quando eles são mais jovens tendem a não ter um cuidado ou delicadeza para tratar o animal, porque eles não estão conscientes ainda dos danos que podem causar ao brincar ou manipulá-los.


Estudos mostram que crianças que cresceram com animais de estimação tendem a ser mais sociáveis e dão mais importância aos valores da vida, tais como amizade, companheirismo e amor.


Esse vínculo também permite com que crianças com traumas psicológicos reforcem sua auto estima e segurança.


As crianças são mais cooperativas e participativas, mais responsáveis e conscientes sobre como se sentem os outros seres vivos, o que lhes permite ser mais sensíveis aos cuidados e proteção animal.


Cachorro ou gato?
Ambos permitem ensinar comportamentos sociais, então não importa o tipo de animal de estimação que você escolher.


Cães principalmente dão exemplo de fidelidade e lealdade. Além disso, eles ensinam a criança a se adaptar às regras da convivência familiar.


Já os gatos, por outro lado são ensinados a ser independentes, atentos e cautelosos, além de aceitar um não como resposta, porque eles nem sempre aceitar iniciativas de brincadeiras.


Outros benefícios: 


Animais de estimação geraram estímulo mental e também oferecem benefícios para a saúde, tais como:


- Redução do stress e algumas outras perturbações tais como dor de cabeça ou os distúrbios do apetite.
- Ao sentir-se amado por seus animais de estimação, veem a necessidade de cuidar dos outros e preocupar-se com o bem-estar das pessoas ao seu redor.
- Evita o sedentarismo: Uma criança será mais ativa ao ter como amigo um animal de estimação e não um computador ou uma televisão. 
- Ao sair para passear com os animais de estimação, poderá iniciar uma conversa e situações sociais mais facilmente.

- Acelera o desenvolvimento psicomotor através de brincadeiras, risadas etc. 
- Permite que ter um vínculo emocional
- Cria uma relação de confiança mútua que promove a autoconsciência
- Fornece ensinamento natural sobre: o nascimento, parto, doença, dor, morte, sexualidade, etc. 
- A companhia animal é igualmente benéfica para as crianças com deficiências físicas e mentais, como autismo, síndrome de Asperger, hiperatividade, baixa autoestima, entre outros.


Integrar uma vida animal ao crescimento de uma criança permite que ela desenvolva uma visão do mundo onde é primordial a preservação e respeito pelos animais. Lembre-se o futuro do mundo dependem das novas gerações e da natureza.
 

Dúvidas ou Sugestões? Escreva pra gente ;)

Curso Dog Walker
Curso Pet Sitter

© Cão Passeador. Todos os direitos reservados. | CNPJ 21.792.962/0001-09